Redação
Um abrigo de idosos foi fechado na segunda-feira (15) em Goiânia após a constatação de más condições de higiene, superlotação e indícios de maus-tratos. A ação ocorreu após o recebimento de uma denúncia anônima que deu início às investigações.
De acordo com a Polícia Civil, durante a fiscalização foram identificadas situações de negligência, como a falta de profissionais capacitados para o atendimento dos idosos, armazenamento e oferta de alimentos vencidos, além de condições inadequadas de acomodação. A investigação também apontou possíveis crimes de exploração financeira e cárcere privado.
Conforme informado pelo delegado responsável pelo caso, os suspeitos foram interrogados e negaram as irregularidades. Ninguém foi preso até o momento, porém os responsáveis pelo abrigo respondem pelos crimes de maus-tratos, cárcere privado e exploração financeira.
Durante a operação, os agentes constataram que alguns idosos apresentavam lesões na pele, além de casos de pessoas acamadas dividindo o mesmo espaço com idosos que não estavam nessa condição. Também foram encontrados idosos de sexos diferentes acomodados no mesmo ambiente. Segundo o delegado, os próprios idosos relataram situações de maus-tratos.
A ação contou com o apoio da Defensoria Pública, do Ministério Público, da Polícia Militar, da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Secretaria Municipal de Saúde.
Após a interdição do local, a maioria dos idosos foi encaminhada de volta às famílias. Aqueles que não possuíam suporte familiar foram realocados para outras instituições adequadas.
Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !